quarta-feira, 31 de março de 2010

Obscene Party

"António Mexia alcançou, em termos absolutos, a remuneração mais elevada em 2009 entre os CEO das maiores cotadas do PSI-20. O presidente executivo da EDP recebeu um total de 3,3 milhões de euros no ano passado, valor que inclui um montante de 1,8 milhões de euros, referentes ao pagamento de um prémio plurianual afecto aos anos 2006 a 2008." - in Jornal de Negócios
Há uma ínfima parte do nosso país que vive uma autêntica orgia de euros, aos milhões.

O melhor da existência humana

"Mas, por muito notável que seja o ganho material, o ganho imaterial será sempre o mais notável. Saberemos mais, haverá mais luz." - Professor Carlos Fiolhais in Público

Bobby Previte

A acompanhar à bateria o som contemporâneo e espectacular do saxofone.

terça-feira, 30 de março de 2010

Plano Inclinado discute Défice, Divídia e Desemprego

Para ver, ou rever. Sempre recomendável.

Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN)

"À terceira tentativa feita esta manhã, Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, em Genebra, registou as primeiras colisões de partículas a sete teraelectrão-volt. Os seus dois feixes de protões – cada um com 3,5 teraelectrão-volt , ou TeV – encontraram-se finalmente no acelerador de partículas, um túnel em forma de circunferência com 27 quilómetros, e fizeram as primeiras colisões por volta do meio-dia (hora de Lisboa) a altas energias." - in Público
Esta é para mim a notícia do dia. Hoje fez-se História no CERN. Extraordinário.

Bobby Hutcherson Quartet

O som inimitável do vibrafone.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Acordo Ortográfico (1)



"Cruzeiros terão impato médio na economia" - título do Diário Insular
IMPATO???
O portugalês no Diário Insular está a ser levado a um ponto que roça a idiotice. Estou a ponderar seriamente não renovar a assinatura deste jornal. A sua leitura nesta altura irrita simplesmente.

Actividade Empresarial na conjuntura do PEC

Esta semana com Henrique Neto, empresário e deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista na legislatura de 1995-1999.

Victor Castro Trio (1)

"Altas doses de virtuosismo darão a tônica do quarto sarau do Clube do Choro Recebe em 2010. O Victor Castro Trio (foto) recebe o acordeonista Rui Mário. O grupo é formado pelo português Victor Castro (violão, guitarra, guitarra portuguesa), Mauro Sérgio (contrabaixo) e Isaías Alves (bateria)." - in Ponte Aérea São Luís
O próximo sábado, dia 27, era uma boa data para estar no Brasil. Votos de sucesso para o Victor.

Bill Stewart

Órgão, guitarra e bateria. O encanto das coisas simples.

terça-feira, 23 de março de 2010

Entar/Circular/Sair nas Rotundas

Visionamento recomendado (repetido muitas vezes de preferência) aos inconscientemente perigosos condutores que diariamente encontramos nas rotundas e para os quais qualquer uma com duas ou mais faixas é um imenso mistério.

Bill McHenry Quartet

Som de palco.

Coincidências

Estou a acompanhar a audição a Teixeira dos Santos na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças e, coincidência das coincidências, acabo de receber o PEC (não é o Programa de Estabilidade e Crescimento é o Pagamento Especial por Conta!) para pagar.
Depois disto nada mais poderá estragar-me o dia.

Debate de ontem da RTP

Assisti ontem ao debate na RTP entre os candidatos à presidência do PSD e começo a ficar cada vez mais convencido que dificilmente teremos políticas muito diferentes das actuais, caso o vencedor venha a ser Primeiro-Ministro.
Todos se declararam contra o PEC, mas quando se lhes pediu medidas alternativas perderam-se em considerações sobre a Despesa Intermédia, como se poupar em papel e clips fosse a solução para reduzir a despesa pública. Outra coisa comum a todos foi não dizerem o que farão com os 75% da despesa primária do Estado que poderão fazer perder votos. Nem Pedro Passos Coelho, que tantos dizem ser um liberal e que no debate afirmou que é preciso emagrecer o Estado, ousou falar do assunto.
Continuo preocupado. Para mim é completamente indiferente qual dos quatro candidatos vai liderar o PSD. Já não me é indiferente que vai ser o próximo Primeiro-Ministro.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Campos e Cunha no Negócios da Semana

Campos e Cunha ainda deve andar a digerir o arrependimento de ter aceite ser Ministro das Finanças em 2005.
Neste programa são levantadas questões interessantes. É suposto o PEC resolver os nossos problemas financeiros até 2013. E a economia? E depois de 2013?

O que seria deles...(3)

"O nome do ex-ministro de José Sócrates surgiu pela mão do Governo, através da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que tem cerca de 10 por cento da Cimpor." - in Público
E ainda há quem pense em salvar o país deste Estado, e o Estado deste governo. Invejosos!

Bill McBirnie

Flauta no jazz.

Jantar de bloggers da Terceira (1)

Aqui está a foto de grupo, via Filipe Rocha.

domingo, 21 de março de 2010

É ter na alma a chama imensa...(1)

Repetindo o que aqui escrevi há alguns dias, só mesmo o Benfica para nos dar alento.
Andou dentro do campo durante todo o jogo um jogador que revela muito pouco nível quer para capitão do FCP quer para estar na selecção. É pena.
As claques nem comento. São casos de polícia de delito comum.

Jantar de bloggers da Terceira

Ontem os bloggers da Terceira que responderam ao desafio do Miguel, reuniram-se num agradável jantar onde houve muito boa comida e muito boa conversa.
Na foto, enviada pelo Zé Maria, podem ver em primeiro plano o José e a esposa. Em segundo plano estou eu em amena cavaqueira com o Paulo.
O Bagos d'Uva não pôde estar presente mas fez-se representar pelo Chico Maria. Em nome de todos os presentes deixo aqui o meu obrigado.
Ficou acertado repetir o evento em Agosto de modo a poder contar com a presença de mais bloggers que nesta altura estão no exterior.
Logo que tenha a foto de conjunto publicá-la-ei.

Bill Frisel

O encanto da guitarra.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tribunos e Estilos (1)

A ser verdadeira a notícia, o deputado em causa revela que carece, em minha opinião, não só do estilo, mas também do carácter e do nível de educação necessários para estar num local que é, por excelência, um espaço de discussão e de discordância.

Bill Carrothers

O esplendor do piano.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cuba - Las Damas De Blanco

Tal como caiu Fulgencio Batista, também os Castros irão cair. O que se tem passado com os presos políticos e com as suas famílias em protesto, em nada os distingue daquele.

É ter na alma a chama imensa...

Só mesmo o Benfica para nos dar alento.
Uma palavra de apreço para os vizinhos da 2ª Circular que, apesar de eliminados, bateram-se com dignidade.

Tribunos e Estilos

Continuam hoje os trabalhos no Plenário da ALR. Como já comentei noutro post, temos no parlamento regional um pouco de tudo, até bons tribunos.
Não é o caso, em minha opinião, de Hélder Silva. Enquanto secretário regional, confesso que tinha uma imagem dele até positiva. Enquanto deputado, e apesar da sua dicção razoável (ao contrário da do vice-presidente que acho continua horrível), estraga tudo com o seu estilo, diria, barrasco.
Não sendo um campónio grosseiro, nem estúpido, nem ignorante, só ganharia com a adopção de um estilo mais polido e elegante.
(foto do site do PS/A)

Bernardo Sassetti

Aqui numa grande interpretação com Pedro Burmester e Mário Laginha.

quarta-feira, 17 de março de 2010

As Assembleias

Na AR discute-se o sexo do Anjos, ou seja, comenta-se a visita do camarada Estaline ao Congresso do PSD que inspirou a já estafada Lei da Rolha.
Na ALR discute-se o sexo dos Arcanjos, ou seja, a criação de mais uma Sociedade Anónima pública com o nome de Azorina, SA.
Algures alguém discutirá o sexo dos Serafins e dos Querubins.
(lembrete pessoal: emigrar a médio prazo)

Benoit Dunoyer

O baixo em grande estilo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Nogueira é um pândego


"Fenprof propõe que stress seja considerado “doença profissional dos docentes”" - in Público

Camorra Lusitana (10)

"REN atribui bónus a José Penedos sob proposta do Estado" - in Sol
Pelo menos não pode acusar a Família de ingratidão.

Como? Trabalhar no campo? Não, obrigado.

"O projecto das quintas sociais foi apresentado pela Câmara de Arouca há um ano com o objectivo de dar trabalho a quem estava no desemprego, através da exploração de campos abandonados. Contudo, e para espanto da autarquia, ninguém se mostrou interessado." - in Arouca.biz
A Câmara Municipal de Arouca promoveu este projecto, mas tinha uma coisa que não contava que fosse um problema: era preciso trabalhar. Enfim, uma chatice...

Victor Castro Trio


O excelente trabalho do terceirense Victor Castro no Brasil. Que fique por lá e colha o merecido reconhecimento que por cá não teria.
Podem acompanhar o seu trabalho
aqui no seu blog ou no Facebook. Sabe bem ver compatriotas nossos terem o seu mérito reconhecido.
Um grande abraço para o Victor.

Ben Sluijs

Som de palco.

domingo, 14 de março de 2010

Congresso do PSD (1)

"Santana propôs alterar o artigo 2, sobre "normas sancionatórias", de forma a que quem violar a norma sobre lealdade ao programa e estatutos do partido, "especialmente quando a mesma se consubstanciar na oposição às directrizes do partido do período de sessenta dias anterior à realização de actos eleitorais nos quais o PSD se apresente ou apoie candidatura"." - in Expresso
Estaline ressuscitou no Congresso do PSD. Quem ainda tinha dúvidas sobre os tiques de esquerda do PSD, bastou ouvir os segundos discursos dos candidatos à liderança para as perder.

Ben Monder Trio

A subtileza da guitarra.

sábado, 13 de março de 2010

Congresso do PSD

Não sou grande apreciador do estilo do professor, mas reconheço que este vai ser o discurso do Congresso do PSD.
Dá também para aferir quão grande é a distância entre as declarações ideológicas de princípio e a prática política quando se é poder.

Ben Allison Band

Ben Allison Band, Live a Jazz Standard, NYC October 17, 2009. The Ben Allison Band is: Jenny Scheinman - violin, Shane Endsley - trumpet, Steve Cardenas - guitar, Ben Allison - bass, Rudy Royston - drums

sexta-feira, 12 de março de 2010

É ver para crer

"O princípio geral de pagamento de juros moratórios por parte do Estado e demais entidades públicas, autarquias, regiões autónomas, institutos públicos entrará em vigor em Setembro." - in Sol

Para os cépticos

"O ministro das Finanças alemão defendeu hoje a saída da zona euro dos países que não consigam consolidar as finanças públicas, num artigo publicado no Financial Times." - in Diário Económico

quinta-feira, 11 de março de 2010

Plano Inclinado com Carlos Fiolhais

O programa desta semana teve como convidado o Carlos Fiolhais da Universidade de Coimbra. Para quem o conhece vale a pena assistir. Para quem não o conhece é uma boa oportunidade de o fazer.

Pensamento do dia

"Tá bem que a Luta paga mal, pá, mas é melhor que trabalhar pá" - Neto (a propósito da última greve da Função Pública e da anunciada dos pilotos da TAP)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aumento de impostos

"Tudo indica que José Sócrates não tem conhecimento formal de que os impostos irão aumentar. Aparentemente terá tido uma conversa informal com o seu amigo Teixeira dos Santos em que este lhe disse que o governo teria de aumentar os impostos. No entanto, face ao imperativo de respeitar a privacidade das suas conversas particulares, vê-se na obrigação de continuar a negar o aumento." - texto de Miguel Botelho Moniz n'O Insurgente e que eu gostava de ter escrito.

Empreendedorismo (12)

Sem querer pôr em causa as boas intenções dos jovens socialistas açoreanos com a apresentação destas medidas, parece-me que deviam começar por tentar entender os motivos pelos quais os programas como o Empreende Jovem ficam mais ou menos desertos. Caso contrário pouco mais fazem que pregar como Frei Tomás, para jovens que, como também já devem ter percebido, podem ter muitos defeitos, mas não são tolos.
Ninguém pode criticar a opção de um jovem por um emprego em detrimento de empreender e tentar criar e manter o seu próprio posto de trabalho. Revela aliás muito bom-senso, em minha opinião, atendendo à região e ao país onde vivem. Mais bom-senso ainda revelam os que partem para longe. Normalmente os melhores.
A região e o país querem empreendedores? Pois bem, criem condições fiscais e legais para isso. Emagreçam.
Criar uma empresa é muito fácil. Faz-se em pouca horas. Mantê-la aberta é que é o problema, pelos motivos que já aqui expus em 11 posts.
Quanto ao empreendedorismo nas escolas, fico com a curiosidade de saber em quem estão a pensar para leccionar. Esta medida parece-me inspirada no que se faz em algumas escolas do EUA. Há, no entanto, uma diferença cultural entre nós e aquele país que é inultrapassável e que parece estar esquecida: lá valoriza-se que tem o seu próprio negócio, cá valoriza-se quem consegue empregar-se no Estado.
Se estes jovens socialistas não entendem isto, sugiro-lhes que empreendam. Talvez depois de alguma dose de realidade possamos falar a mesma linguagem.

terça-feira, 9 de março de 2010

Quem manda é o Chefe

Só me ocorre que isto é inspiração resultante da visita do Sócrates a Moçambique.

Eu minto menos e melhor que o Sócrates

Sócrates a mentir na última campanha eleitoral com quantos dentes tem na boca, via O Insurgente. Os portugueses têm o primeiro-ministro que merecem.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lusitânia

É com uma sensação de enorme desconforto que ouço as notícias do mais que provável fecho definitivo do Lusitânia.
Angra, os Açores e em especial as dezenas de miúdos que, com entusiasmo e dedicação, frequentam os treinos e os jogos das classes de formação ficam a perder. Tristes tempos.

E um dia dizemos: não pagamos!

MANIFESTO PELA IV REPÚBLICA

A maioria das empresas que não integra o PSI 20 decidiu não alimentar mais este Estado.

É criado o “Movimento Pela IV República” que, a partir de 1 de Janeiro, irá tomar as seguintes medidas tendentes a devolver dignidade e justiça ao regime do país:

- todos os pagamentos directos ao Estado relativos a IRC, Tributações Autónomas, Pagamento por Conta, PEC, IRS, IVA, IMI, Imposto de Circulação, Derramas e Prestações da Segurança Social, deixarão de ser entregues aos serviços de Finanças e da Segurança Social;
- os montantes dos impostos referidos serão depositados em contas individuais a criar em entidade bancária estrangeira idónea;
- os depósitos serão efectuados nas mesmas datas em que os montantes seriam entregues ao Estado;
- os aderentes ao Movimento farão obrigatoriamente prova dos referidos depósitos.

As medidas agora anunciadas irão manter-se por tempo indeterminado.

Para que voltem a nascer crianças com futuro, chega de mediocridade, de corrupção e miserabilismo.
Nós é que pagamos. Queremos uma nova República. Não nos roubam mais.

(Este é apenas um texto de ficção; quando a Revolução for a sério como será?)

PEC (1)

"Ou seja, os impostos não aumentam, mas as deduções que os contribuintes podem fazer estão agora sujeitas a um teto que será ainda definido." - in I
Está-se mesmo a ver que à maioria vai calhar um teto quase sêco e não um generoso, um autêntico arquiteto, como o do presidente da REN.
O "portugalês" é uma língua ainda mais traiçoeira que o português.

PEC

Ontem vi nas televisões um senhor com um ar sereno e satisfeito consigo próprio dizer que uma das características do PEC seria a "estabilidade fiscal".
Tal figura de estilo, apesar de tão ambígua, não deixava antever algo de bom. Traduzida significa isto, isto, isto, isto e ainda mais isto, ou seja, o esperado aumento de impostos.

domingo, 7 de março de 2010

Camorra Lusitana (9)

Num país como o nosso, pobre e tão desgraçadamente mal governado, ninguém nas estruturas influenciadas, participadas ou pertencentes ao Estado vale remunerações destas. É simplesmente vergonhoso e obsceno.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Get up earlier, Germans tell Greeks

"After yesterday's call by two German politicians that Greece sell off islands, historic buildings and artworks before receiving aid, the German tabloid Bild has written an open letter to the Greek prime minister George Papandreou:

Dear prime minister,

If you're reading this, you've entered a country different from yours. You're in Germany.

Here, people work until they are 67 and there is no 14th-month salary for civil servants. Here, nobody needs to pay a €1,000 bribe to get a hospital bed in time.

Our petrol stations have cash registers, taxi drivers give receipts and farmers don't swindle EU subsidies with millions of non-existent olive trees.

Germany also has high debts but we can settle them. That's because we get up early and work all day.

We want to be friends with the Greeks. That's why since joining the euro, Germany has given your country €50bn.
" - in
The Guardian

Os gregos já começaram a provar a humilhação da situação para onde os seus socialistas os conduziram.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A greve de hoje de um dos poucos sectores onde não existem atrasos nos recebimentos, onde não há salários em atraso nem despedimentos, também está a fazer-se sentir na actividade da blogosfera e até na do Facebook.
Estranho, ou talvez não.

A política de Estado para as empresas

Rui Moreira não é só FCP. Sabe o que são empresas e quais as suas dificuldades. Para ver e ouvir com atenção.

Tão perto e tão longe

De regresso da nossa sempre bela cidade do Porto, após uma estadia de alguns dias por imperativo de trabalho na FEUP, volta-me a mesma dúvida: porque será que deixámos de ter vôos directos de e para a Terceira e temos de levar com uma estopada de escalas ou em Lisboa ou em S. Miguel, para não falar do preço?