quinta-feira, 20 de maio de 2010

Alice no País das Maravilhas (2)

Hoje foi aprovado na ALR o Projecto de Resolução do PS, "Programa de Educação para o Empreendedorismo nas Escolas dos Açores" e confesso que tenho alguma admiração pelo empenho que o deputado Berto Messias, que o apresentou, tem posto neste programa, certamente por acreditar nos seus resultados.
Pessoalmente, e pelas intervenções que se lhe seguiram, estou convencido que é um projecto que vai servir para entreter os miúdos nas escolas com mais uma coisa do tipo Educação Tecnológica ou Área Projecto.
A senhora Secretária da Educação informou os deputados que irão ser os professores a leccionar os conteúdos e que para o efeito irão receber formação. Começa mal, em minha opinião.
O deputado do PPM achou o programa redundante e afirmou que os professores já preparam os alunos para serem empreendedores (!?). Apesar disso votou a favor.
Um deputado do CDS/PP afirmou algo parecido, referindo-se às escolas profissionais em particular e aos seus professores. Votaram a favor.
A deputada do BE também votou a favor e explicou o voto com alguma "poesia".
O deputado do PCP começou por afirmar que o povo português em geral e o açoreano em particular já é historicamente empreendedor (?!). Considerando, para além disso, o programa uma intromissão na autonomia das escolas, concluiu que não podia votar a favor. Ainda foi acusado de estar a votar contra por há algum tempo não ter conseguido fazer aprovar uma proposta de Educação Inter-cultural nas escolas.
Conclusão, apesar dos votos a favor, parece que só o deputado Berto Messias acredita no programa. Nas condições em que vai ser leccionado, parece que nem a senhora Secretária da Educação tem grandes expectativas quanto a resultados.
Pessoalmente confesso que também não tenho. Primeiro, porque não acredito que seja com um programa destes que se vai mudar mentalidades. Segundo, os jovens não são tontos e sabem que no nosso quadro político e fiscal, empreender sim, vale a pena e é gratificante, mas noutro país.

Sem comentários:

Enviar um comentário