"“A formação dos professores está assegurada neste programa. É fundamental que estes consigam ferramentas de trabalho para terem as competências necessárias para incentivar os alunos a serem promotores desta cultura de empreendedorismo”, adiantou Lina Mendes.
No ensino básico esta temática estará inserida na área curricular não disciplinar de Cidadania e no ensino secundário fará parte das temáticas da disciplina de Área de Projecto." - in GACS
Vamos ter professores com competências, mas sem conhecimento nem experiência. Não sei o que é a disciplina de Cidadania no Básico. No Secundário a de Área de Projecto é garantia de que o programa vai servir essencialmente para os miúdos perderem tempo.
Sem menosprezar o tema, que é fundamental, todo o programa parte de premissas erradas, em minha opinião.
A primeira é a de que vai ser importante como solução para a actual crise. Patético. Entender o programa como uma "proposta pró-activa em função do que se pretende a médio e a curto prazo", é querer responder com uma medida conjuntural a problemas estruturais.
A segunda é a de que é possível criar uma atitude de empreendedor, tendo como veículo os professores e alvo alunos de uma comunidade tradicionalmente avessa ao risco.
Mas tudo isto são as minhas convicções. Como tenho um filho no Secundário, na área de Economia, vou esperar para ver o programa no terreno. E há duas coisa que não vou permitir: que o façam perder tempo e que o enganem.
No ensino básico esta temática estará inserida na área curricular não disciplinar de Cidadania e no ensino secundário fará parte das temáticas da disciplina de Área de Projecto." - in GACS
Vamos ter professores com competências, mas sem conhecimento nem experiência. Não sei o que é a disciplina de Cidadania no Básico. No Secundário a de Área de Projecto é garantia de que o programa vai servir essencialmente para os miúdos perderem tempo.
Sem menosprezar o tema, que é fundamental, todo o programa parte de premissas erradas, em minha opinião.
A primeira é a de que vai ser importante como solução para a actual crise. Patético. Entender o programa como uma "proposta pró-activa em função do que se pretende a médio e a curto prazo", é querer responder com uma medida conjuntural a problemas estruturais.
A segunda é a de que é possível criar uma atitude de empreendedor, tendo como veículo os professores e alvo alunos de uma comunidade tradicionalmente avessa ao risco.
Mas tudo isto são as minhas convicções. Como tenho um filho no Secundário, na área de Economia, vou esperar para ver o programa no terreno. E há duas coisa que não vou permitir: que o façam perder tempo e que o enganem.
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