segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os Emigrantes de Domingos Rebelo

Hoje fiquei a saber que não existe apenas um quadro Os Emigrantes, de Domingos Rebelo. Existem dois, pintados com 3 anos de diferença.

Hoje tive o privilégio de estar estar em frente do original daquele que é, certamente, o mais conhecido. É uma tela de dimensões impressionantes, que nos transporta para uma cidade de Ponta Delgada de há cerca de um século atrás.

6 comentários:

  1. Há mais versões!
    Não sei quem é este angrense lisboeta, mas, pela fotografia, esteve aqui na DPMI.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula,
    Está farta de saber quem sou. Se for ao meu perfil perceberá que tirei a foto numa das vezes que estive no DPMI a propósito do vosso Plano de Segurança.
    Quanto às versões, depois de publicar estas fotos, fiquei a saber que, de facto, existem mais, através de um simpático contacto de um neto de Domingos Rebelo. Os comentários desse contacto, infelizmente, desapareceram daqui do blog não sei porquê.
    Um bom dia de trabalho para si.

    ResponderEliminar
  3. Viva!

    O meu avô Domingos Rebêlo fez de facto 9 (nove) versões de Os Emigrantes!!! Três pinturas de grandes dimensões, e seis pinturas em pequenas dimensões. Fiz no dia 6 de Dezembro de 2011, uma apresentação em powerpoint sobre estas
    versões na Escola Domingos Rebelo, nas comemorações dos seus 120 anos.Ver blog e fotos da Escola. Abraço, Jorge Rebêlo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He was my great-uncle. I guess this makes us cousins.
      Was he born in Rua D'Aequinha?
      americotrebelo@gmail.com

      Eliminar
    2. Não, Domingos Rebêlo nasceu na Rua da Esperança, também chamada de Rua Direita,e que se chama actualmente Rua Gil Montalverne. Ele viveu cerca de vinte e cinco anos na Rua da Arquinha.
      Jorge Rebêlo

      e-mail: jorgegrebelo@gmail.com

      Eliminar