quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estamos a criar 'alunos que não sabem ler, nem escrever'

"A escola não pode permanecer tal como está, porque já bateu fundo – e não só em relação ao ensino do português, mas em várias outras matérias. Estamos a ensinar na base daquilo que é fácil, do que não exige esforço, nem trabalho. Estamos a fomentar gerações e gerações de alunos que não pensam, nem sequer sabem falar ou escrever. Ao tornar a facilidade da escola comum para todos, um aluno que venha de um contexto familiar rico, do ponto de vista cultural, não vai ficar prejudicado, porque os pais hão-de ter sempre dinheiro para ele ir para explicadores ou para frequentar boas escolas. Já aqueles que vêm de espaços mais fragilizados socialmente, esses sim é que vão ser torturados e explorados pela sociedade." - Maria do Carmo Vieira in Notícias Sapo
A professora Maria do Carmo Vieira esteve em Novembro no Plano Inclinado e limita-se a constatar aquilo que qualquer pai, atento e preocupado com a educação dos seus filhos, sabe: é fora da escola que o processo de aprendizagem decorre em condições e isso custa dinheiro.
Os nossos impostos não são usados para garantir a educação dos nosso jovens e o sistema de ensino assume-se como um perpetuador da pobreza.

Sem comentários:

Enviar um comentário