segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Frank Gambale

O excelente Frank Gambale, à guitarra, a acompanhar um trio que não precisa de apresentações.

domingo, 30 de agosto de 2009

10 anos do referendo em Timor-Leste

O referendo para decidir sobre a independência de Timor foi há 10 anos. O nível de violência a que o país ficou sujeito nas semanas seguintes foi uma autêntica barbárie em que valeu tudo. A Indonésia estava habituada a cometer todo o tipo de crimes sem qualquer cobertura. Desta vez foi diferente. Nós enquanto país unimo-nos nesta causa e o Mundo finalmente percebeu que também tinha de a apoiar.
Cumpra-se no futuro Timor enquanto nação.
(foto de Tito Belo – Reuters)

The Beatles - Hey Jude - 41 anos do lançamento

Ernest Rutherford - 1871/1937

A maioria não saberá que Ernest Rutherford era neozelandês. Apesar de físico de formação, foi a química que lhe valeu o Nobel em 1908.
Foi o primeiro a perceber que a carga positiva de um átomo está concentrada no centro, num minúsculo e denso núcleo, introduzindo o conceito de núcleo atómico.
Desenvolve a concepção do átomo como um núcleo, em torno do qual electrões giram em órbitas elípticas.
Niels Bohr veio a conceber mais tarde um novo modelo atómico.
Mais um conhecido para a vida, calculo que para a maioria dos que de nós tiveram Química, Física e Física Moderna na sua formação escolar.

Flora Purim

Já referi anteriormente Eliane Elias. Não podia deixar de referir Flora Purim.

sábado, 29 de agosto de 2009

Pina Moura e o Programa do PSD

O segundo pior ministro das finanças de Guterres (ninguém consegue ser pior que o Oliveira Martins), o pai das Tributações Autónomas, que aumentou todos os impostos que pôde, que nunca controlou a despesa pública (afinal é da escola do PCP), deitou cá para fora esta pérola.
Se fosse do PSD, agora é que ficava mesmo preocupado. Se fosse do PS, agradecia-lhe o favor de se distanciar.
(foto tirada daqui)

Tibério Diniz Mandatário da Juventude

O Tibério do In Concreto é o Mandatário da Juventude de Roberto Monteiro, candidato do PS à Câmara Municipal da Praia da Vitória e seu actual presidente.
Parabéns ao Roberto Monteiro pela escolha, pois comparada com esta, a diferença é só entre um jovem com talento e uma cabeça oca.
Parabéns também ao Tibério, só espero que não se deslumbre. É muito cedo, na minha opinião.

PECADOS CAPITAIS (30)

5. A GULA

5.6. ARTE CULINÁRIA

"Cozinhar os alimentos é uma das marcas da passagem do estado natural ao estatuto de cultura. É também histórica a pretensão de a culinária se apresentar como arte. Nos últimos tempos, até se fala de “cozinha de autor”.
A expressão é significativa, pois aponta para a evidência de a maior parte das grandes receitas ser anónima. Ora, estamos habituados ao facto de as obras de arte serem assinadas.
Deixarão as receitas incógnitas de ser obras de arte só pelo facto de não serem assinadas? Existem muitas pinturas de autor obscuro, por exemplo as grutas de Lascaux e Altamira.
Outro ponto curioso é este: a obra de arte é uma obra que permanece para ser contemplada. É certo que hoje em dia se fala da arte efémera, mas é uma prática decadente, sem valor futuro.
Os cozinhados comem-se, ou seja: desaparecem, não são contemplados mas ingeridos. Mas quanto ao permanecer, uma sonata também desaparece pelo ouvido adentro – até que outro executante a ponha em prática, de novo, tal como qualquer pessoa pode experimentar uma receita conventual do século XIII.
Quanto à arte pela arte; poderá um prato servir apenas os caprichos estéticos do “cozinheiro autor”? Exemplo: poderá considerar-se bacalhau doce com canela uma obra-prima?
A conclusão é duplamente interessante: primeiro, é inegável que comer é um acto cultural que, por vezes, atinge os picos altos da arte, no sentido em que esta torna sublime a sensibilidade.
Porém, a culinária nunca é arte pela arte, porque o acto de comer é mais radical do que ver e ouvir, no que concerne a sobrevivência. Não se come veneno como se vê pornografia.
Comer é, fundamentalmente, um acto moral, como toda a arte deveria ser.
O belo é a pele, não o caroço.
" - Mário Cabral in Diário Insular

Ingrid Bergman - 1915/1982

No filme Crime no Expresso do Oriente fazia a personagem Greta Ohlsson, o que lhe valeu um Óscar. Deixou-nos há 27 anos, em 1982.

The Beatles - Candlestick Park - S. Francisco

Foi há 43 anos e foi o último concerto dos Beatles.

Fats Domino

Sem comentários.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

D. Afonso V - O Africano

Da dinastia de Avis, D. Afonso V morria em Lisboa há 528 anos, em 1481.
Era filho de D. Duarte - O Eloquente ou O Rei-Filósofo, a quem sucedeu apenas com seis anos de idade, e foi o 12º Rei de Portugal. Sucedeu-lhe seu filho D. João II - O Príncipe Perfeito ou O Tirano.
Curiosamente foi de jure, com Joana de Castela, Rei de Castela, de Leão, de Portugal, de Toledo, da Galiza, de Sevilha,de Córdova, de Jáen, de Múrcia, dos Algarves d'Aquém e d'Além Mar em África, de Gibraltar, de Algeciras e Senhor da Biscaia e de Molina (entre 1475 e 1479), mas nunca se conseguiu impor militarmente como mais tarde aconteceu com Filipe I, em relação a Portugal.

José Eduardo dos Santos - 67 anos

Apesar de ser relativamente novo, é Presidente de Angola há 30 anos. Quer isto dizer que, durante a vida, pouco mais fez que viver do orçamento de um país minado pela corrupção. Em 2015 iguala o tempo de Salazar no poder.

Esbjörn Svensson Trio

Este trio, do já desaparecido Esbjörn Svensson, dispensa apresentações para os terceirenses.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tex Avery

Tex Avery, o criador dos ilustres Daffy Duck, Bugs Bunny, Droopy, Screwy Squirrel, Porky Pig e Chilly Willy deixou-nos em 1980.

Antoine Lavoisier

O fundador da química moderna, apesar de ser formado em direito, autor da conhecida Lei de Lavoisier, enunciada de forma simplificada: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", nasceu em Paris em 1743.
A ele se deve a identificação e o nome do oxigénio. Descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, o H2O (lamento mas não consigo colocar o 2 em índice do H), acabando de vez com a teoria de Aristóteles, segundo a qual a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.
Estudou matemática, astronomia, química, física, botânica e geologia. No seu Tratado Elementar de Química (1789) deu a conhecer ao mundo os fundamentos da nova nomenclatura, criada com o químico Berthollet, baseada no conceito de elemento químico.
É preso em 1793, no chamado Período do Terror da Revolução Francesa, no qual são fechadas as academias de ciências, consideradas reacionárias.
Foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".
Mais um conhecido para a vida, calculo que para a maioria de nós.

Johann Heinrich Lambert

Este brilhante cientista, matemático, físico, astrónomo e filósofo, um pouco francês, alemão e suíço, ao estender ao calor as leis de propagação da luz, apesar de ter nascido em 1728, marcou na linha do tempo a inevitabilidade de nos encontrarmos. Foi uma presença assídua no meu trabalho universitário durante 2008/2009. Mais um conhecido para a vida.

Erik Truffaz

Este francês é talvez um dos melhores trompetistas da actualidade.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Angra é uma cidade europeia de elite"

Quem o diz é a euro-deputada Maria do Céu Patrão Neves, hoje n'A União.
Discordo. Não é, mas podia ser. Bastava só um pouco mais de ambição e um pouco menos de comodismo de todos nós, que cá vivemos.

O novo hospital de Angra (3)

"O presidente do Governo, Carlos César, preside, amanhã, em Angra do Heroísmo, à assinatura do contrato de concessão, construção e gestão do novo Hospital da Ilha Terceira." - in A União
Será que é desta?

César rejeita críticas

"O presidente do Governo Regional desvalorizou ontem os incidentes que têm marcado a operação marítima de transporte de passageiros entre as ilhas, considerando que tem sido a melhor de sempre." in Diário Insular
A trapalhada dos transportes marítimos este ano tem sido tal, que já nem dá gozo fazer qualquer comentário.
Por isso, para esta notícia do DI, só encontro uma explicação: os UV este Verão começam a afectar o discernimento do Presidente do Governo Regional. Por isso senhor presidente evite apanhar tanto sol.

Incêndio do chiado - 21 anos

Já foi há 21 anos...

Elvis Costello - 55 anos

Manuel de Arriaga

O ilustre faialense, natural da Horta, Manuel de Arriaga foi o primeiro Presidente da República eleito. Completaram-se ontem 98 anos sobre a sua eleição.

Friedrich Nietzsche - 1844/1900

"Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!" — Nietzsche, Friedrich. A Gaia Ciência, §125.
Brilhante filósofo mas muito complicado de ler e interiorizar. Quem já leu, pelo menos, Assim falava Zaratustra sabe que é assim.

Michael Faraday - 1791/1867

Tal como já referi em relação ao Øersted, este é mais um conhecido para a vida. O trabalho deste brilhante cientista britânico foi a base de muitas das realizações de nomes como Edison, Siemens, Tesla, Westinghouse e Maxwell, só para citar alguns.
A descoberta da
indução electromagnética, princípio que permite que hoje usemos geradores eléctricos e transformadores, a Gaiola de Faraday, a constante de Faraday, a lei de Faraday-Neumann-Lenz, a unidade de medida farad e a linha de força ou de fluxo, são termos e conceitos que, para todos os que tiveram a mesma formação de base que eu, e ainda se lembram, são mais que meras curiosidades. São ferramentas de trabalho quase diárias.

Carlos Seixas - 1704/1742

Eppur si Muove

Homens como Galileo Galilei impressionam-me pela sensação com que fico de terem sabido sempre mais a dormir, que a maioria de nós acordados, apesar de ter vivido há cerca de 400 anos.
Quando desespero à procura de qualquer coisa no céu com o meu
telescópio, que sei que está lá, aumenta a minha admiração por ele e reduzo-me à minha insignificância cósmica.
É que com o chasso construído por ele que vêem na figura, comparado com os nossos telescópios actuais, mesmo os mais simples, Galileo Galilei apenas descobriu as manchas solares, as crateras e o relevo lunares, as fases de Vénus, os anéis de Saturno, os principais satélites de Júpiter e a natureza da Via Láctea como concentração de incontáveis estrelas.
Condenado pela igreja em 1616, pena da qual só seria reabilitado em 1992 (!) por João Paulo II, ficou inevitavelmente na História. Alguém sabe quem foi o papa
Urbano VIII?

Eric Dolphy

Um saxofone que dispensa apresentações.

domingo, 23 de agosto de 2009

William Wallace (Braveheart)

O verdadeiro William Wallace (Braveheart), herói da resistência escocesa ao domínio inglês no século XIV, foi capturado em Glasgow e executado em Londres de forma bárbara, como era hábito na época, há 704 anos em 1305.

Emi Fujita

A bela voz de Emi Fujita para acompanhar um colecção de fotos do Titanic.

sábado, 22 de agosto de 2009

PECADOS CAPITAIS (29)

5. A GULA

5.5. TRANSGÉNICOS

"Os alimentos transgénicos são aqueles cujas sementes foram alteradas em laboratório. A utilização prática visa evitar pragas (insectos, fungos, vírus). Enxertias e cruzamentos animais sempre foram práticas agrícolas comuns; nunca levantaram problema moral.
Há que distinguir com grande rigor as engenharias genéticas com plantas, e mesmo com animais, daquelas que são executadas sobre a pessoa humana, pertencente a um reino ontológico superior. Não o fazer é reducionismo.
Sendo justificada, a polémica que envolve os transgénicos não acontece ao mesmo nível dos debates bioéticos relacionados com o genoma humano. As duas são questões morais: mas esta chama a ontologia e a metafísica, enquanto aquela se liga à economia e à política.
É, aliás, um campo ideal para se ver os partidos a dar cambalhotas, na falta de fundamentos seguros. Esperar-se-ia que a esquerda bem pensante defendesse os AGM, pois o ganho no combate à fome é óbvio, em especial nos países pobres de África; para além de que o uso de adubos e herbicidas é reduzidíssimo.
Mas a esquerda, que não se rala nada com o aborto, ou com as experiências com células estaminais, tem um ataque de caspa quando as moscas supostamente ficam infectadas, ou com as alergias… não sexualmente transmissíveis, claro!
Por outro lado, porque há-de a Europa proibir os AGM? Sorrir: há a lavoura europeia, há as empresas europeias de produtos herbicidas e pesticidas…Ou seja, o terreno está minado, como sempre esteve, entre os tolinhos e os interesseiros.
Mas há crianças que morrem de fome. Uma criança a morrer de fome é infinitamente pior do que dez mil moscas envenenadas. Merece que o caso seja estudado, a favor da justiça, do bem e da alegria.
" - Mário Cabral in Diário Insular

Conquista de Ceuta - 594 anos

Ella Fitzgerald

Mais uma diva eterna.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mikhail Gorbachev (1)

Com o fim da tentativa de golpe iniciada 3 dias antes, Mikhail Gorbachev recupera o poder. No mesmo dia o parlamento da Letónia proclama a sua independência da ex-URSS.

Alexandre O'Neill - 1924/1986

Há de facto palavras que nos beijam. Também tenho saudades desta Lisboa. Como O'Neill nos conheceu a todos tão bem.

Primavera de Praga

Há 41 anos 2 000 tanques soviéticos e 200 000 soldados invadiam a Checoslováquia e apenas adiavam um sonho destinado a acontecer.

Alcatraz

A prisão que Clint Eastwood tornou famosa no cinema com o filme Escape from Alcatraz e que teve hóspedes tão famosos como Al Capone, o lendário Scarface, fechou há 46 anos, em 1963.

Havai - o 50º há 50 anos

Anexado militarmente em 1898, tornou-se oficialmente um território dos EUA em 1900. Em 1950 o presidente Dwight D. Eisenhower proclama o Havai como o 50º Estado dos EUA.

Leon Trótski

Foi fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS após a morte de Lenin.
Foi afastado pelo primeiro e expulso da ex-URSS. Foi assassinado há 69 anos, em 1940, no México por
Ramón Mercader.

Mona Lisa

Há 80 anos alguém se lembrou de a roubar. O autor da brincadeira foi Vincenzo Peruggia, que sempre achou que estaria melhor em Itália que em França.
Um dos suspeitos foi o poeta
Guillaume Apollinaire que ainda tentou incriminar o seu amigo Pablo Picasso.
Hoje está exposta atrás de um vidro de segurança e depois de a ver achei-a muito mais pequena do que aquilo que imaginava. Mas vê-la ali tão perto, é comovente mesmo assim.

Constituição de 1911 - 98 anos

A Constituição Portuguesa de 1911 vigorou durante 15 anos, até 1926. Só seria substituída sete anos mais tarde pela Constituição de 1933, elaborada por homens da confiança de Salazar e sujeita a plebiscito.

Count Basie - 1904/1984

Club de Regatas Vasco da Gama - 111 anos

Desde a fundação do clube, houve sempre a intenção de prestar homenagem ao navegador Vasco da Gama e às grandes navegações portuguesas. Assim, o clube teve sempre em sua história o símbolo de uma caravela, representando as naus portuguesas.

Batalha do Vimeiro

Quatro dias depois da Batalha da Roliça, trava-se a Batalha do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, estando ao comando das tropas francesas o próprio Junot.
A batalha do Vimeiro abriu caminho para as negociações que culminaram na
Convenção de Sintra, que permitiu às tropas francesas a retirada da Península Ibérica com toda a sua bagagem e pilhagem em navios ingleses, não obstante sermos nós o lado vencedor e os franceses o lado vencido.
As marcas das pilhagens podem ainda hoje ser vistas em muitos dos túmulos dos nossos monumentos, abertos pelos franceses muitas vezes a tiro de canhão. Mesmo os ingleses não deixaram saudades.

D. Afonso VI - O Vitorioso

Da dinastia de Bragança, nascia em Lisboa há 366 anos, em 1643, filho de D. João IV o que foi o 23º Rei de Portugal. Foi deposto por seu irmão D. Pedro II - O Pacífico.
D. Afonso foi banido para a ilha Terceira por ordem das Côrtes de Lisboa de 1668. Veio a morrer em Sintra, em 1683, depois de preso durante 9 anos no quarto com seu nome no Palácio Real de Sintra. Apenas saía do quarto para se dirigir à Capela do Palácio.

Eliane Elias

Outra grande senhora do jazz, também do Brasil.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Guerra Irão-Iraque

Depois de uma guerra sangrenta de oito anos, entre 1980 e 1988, a propósito de um diferendo pela demarcação da fronteira ao longo do rio Shatt-al-Arab, foi assinado o cessar-fogo. Foi há 21 anos.

Viking 1


A sonda da NASA Viking 1 foi lançada há 34 anos, em 1975. Destino: Marte.

Abbey Road

Há 40 anos, em 1969, os Beatles estiveram reunidos pela última vez, na gravação do LP Abbey Road. O último tema a ser trabalhado em estúdio foi precisamente I Want You.

Egberto Gismonti

Outro grande músico brasileiro.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia Mundial da Fotografia


Por hoje ser o Dia Mundial da Fotografia, escolhi estas, premiadas em 1980 e em 2004. Por serem belas e por achar importante não esquecermos que reclamamos muitas vezes de barriga cheia e o Tsunami de 26 de Dezembro de 2004 que matou mais de 285 000 pessoas.
O resto das fotos do World Press Photo pode ser visto aqui.

Leonard Bernstein

Há 19 anos, em 1990, rege pela última vez uma orquestra o grande maestro e compositor Leonard Bernstein, autor de West Side Story.

Maria de Medeiros - 44 anos

Bill Clinton - 63 anos

Federico García Lorca - assassinado há 73 anos

Edson Cordeiro

A grande voz do brasileiro Edson Cordeiro.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Peniche teve primeira olaria da Lusitânia

Esta notícia só vem comprovar o que afinal todos sabemos. Peniche tem um imenso potencial que às vezes está tão perto que não o vemos. Talvez seja por isso que nunca teve sequer um museu a sério.

Prémio Comprometidos y Más

Começo por pedir desculpa ao Tiago do Política Dura por só agora estar a publicar o prémio que teve a amabilidade de atribuir ao meu blog. Como eu pertenço ao grupo que não consegue programar férias, quando as tem, o trabalho não me tem possibilitado tirar o tempo que preciso para responder ao meu estimado concidadão bloguista como acho que merece.
Este prémio, tanto quanto pude apurar, é oriundo da América Latina e visa premiar blogs comprometidos com a democracia e com a defesa da sustentabilidade ecológica.
Assim, este prémio é para mim duplamente saboroso.
Primeiro por vir de um homem assumidamente comunista para outro que, não sendo politicamente alinhado, se posiciona na vida muito longe dos ideais políticos do Tiago.
Em segundo lugar prova que as diferenças de opinião não são um impedimento para que possamos reconhecer nos outros, e com os outros, valores que nos aproximam, mais importantes que os da política caseira.
Por isso, caro Tiago, obrigado e é sempre um prazer discutir consigo, em especial pela forma educada e elevada como o sabe fazer, mesmo quando (quase sempre) discordamos.
Quanto às minhas nomeações, e porque estamos a falar de política, são as seguintes (sem hierarquias e sem me preocupar se já foram premiados ou não):

Fiat Lux*Carpe Diem - um blog de causas e tem a democracia como um valor sempre presente
fôguetabraze - o blog com que mais vezes concordo e, talvez por isso, menos vezes comento; a vida pública da Região ganhava com o Nuno Barata no activo
GEOCRUSOE - pela qualidade dos conteúdos e pela serenidade com que sabe intervir no seu e nos outros blogs
In Concreto - admiro o voluntarismo do Tibério; o seu blog está agora um pouquinho mais alinhado mas não perdeu qualidade
máquina de lavar - sabe tratar de forma séria todos os assuntos que aborda e não se fica pela actualidade regional
mb Weblog - não tenho dúvidas que é um dos melhores blogs mesmo comparando com os ditos nacionais; o Miguel tem um apurado sentido de humor e embora faça um esforço por manter-se fora do que chama politicosfera, quando intervém é pertinente e objectivo
Pisca de Gente - embora discorde de muitas abordagens políticas que o autor faz, gosto da divulgação cultural que diariamente proporciona

Mikhail Gorbachev

O golpe iniciado pelas linhas mais conservadoras da ex-URSS há 18 anos, em 1991, com a prisão domiciliar do então presidente Mikhail Gorbachev marcou o fim efectivo do império soviético.

Honoré de Balzac

O autor da gigantesca obra A Comédia Humana morreu em Paris há 159 anos, em 1850. Confesso que nunca a li e será mesmo difícil arranjar tempo e disposição para ler uma obra com dezassete volumes, mais de dez mil e seiscentas páginas e mais de duas mil e quinhentas personagens.

Antonio Salieri

Há 259 anos, em 1750, nascia o homem que ficou na História não tanto por ter sido um grande compositor, que foi, mas por ter sido considerado o grande rival do génio da época, Mozart, com quem conviveu até à morte deste último. Há mesmo alguns teóricos da conspiração que acreditam que o envenenou.
O mito dos seus ciúmes de Mozart foram levados ao cinema por
Milos Forman no filme Amadeus.

Eden Atwood

Desta excelente cantora apenas existe na net esta entrevista. Sofre de uma deficiência rara designada AIS (Androgen Insensitivity Syndrome). Tem 5 CD's publicados dos quais conheço 4. Encontram aqui algumas das sua canções.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Rudolf Hess

Fugiu para Londres em 1941, onde foi preso. Julgado em Nuremberga em 1945, foi condenado a prisão perpétua.
Depois da libertação, em 1966, de
Baldur von Schirach e Albert Speer (a biografia deste último é muito interessante de ler) tornou-se no único prisioneiro da cadeia de Spandau onde morreu há 22 anos, em 1987, com 93 anos de idade.

Peter Fechter - assassinado há 47 anos

Elba Ramalho - 58 anos

Animal Farm - 64 anos

O livro de George Orwell foi publicado há 64 anos, em 1945, e continua muito actual. Quem quiser ver a versão em desenhos animados pode fazê-lo aqui.

Robert De Niro - 66 anos

Marcello Caetano

É ainda hoje uma referência na nossa jurisprudência. Mas este professor de direito, enquanto primeiro-ministro, nunca teve a determinação suficiente, ou mesmo a vontade, para fazer as reformas que o país necessitava e nunca se soube livrar da influência da célebre Brigada do Reumático, que gravitava em torno do pouco mais que idiota Américo Thomaz.
Nasceu em Lisboa há 103 anos, em 1906. Morreu no exílio no Rio de Janeiro em 1980.

Batalha da Roliça

Cresci a ouvir falar desta batalha. A Roliça é uma pequena aldeia do concelho do Bombarral, onde tenho as minhas raízes maternas.
Foi a primeira batalha da Guerra Peninsular, travada há 201 anos, em 1808, entre as tropas francesas do general Delaborde e as tropas luso-britânicas de Arthur Wellesley (futuro duque de Wellington) e Gomes freire de Andrade.

Eddie Kirkland

Mais uma grande guitarra do Blues.

domingo, 16 de agosto de 2009

23

Num FIAT igual a este, há 23 anos, partia um casal numa lua-de-mel sem qualquer programa e que, talvez por causa disso correu tão bem.
Além da cor futurista, e porque o condutor tinha praticamente acabado de tirar a carta de condução, a porta do porta-bagagens ostentava um belo ovo estrelado magnético com o inevitável 90.
Quando fazia muito calor o radiador ficava como uma chaleira. A solução era parar e esperar pacientemente que o pobre FIAT recuperasse. Outro capricho desta máquina era começar a apitar sem parar sempre que se dava mais de uma volta completa ao volante. Só se calava quando o volante voltava para a posição em que as rodas ficavam a direito.
Enfim, era uma maravilha de carro, para quem na altura nada mais tinha que o outro parceiro com quem, neste dia, iniciava a aventura de uma vida por construir.

Dorival Caymmi - 1914/2008

Idi Amin Dada

Os ditadores são todos ridículos.
Mas de todos
Idi Amin Dada, ex-ditador do Uganda, conseguia ser o mais grotesco e patético.
Foi durante muito tempo o maior presidente do Mundo, era um admirador confesso de Hitler, ameaçou a Rainha de Inglaterra lançar-se em pára-quedas sobre o Palácio Real e desafiou o presidente da Tanzânia para um combate de boxe para resolverem algumas das suas disputas.
Matou e mandou matar centenas de milhar de pessoas. E isto para citar apenas algumas das suas desequilibradas façanhas. Vale a pena ler a sua biografia para nunca nos esquecermos de quão maus alguns homens podem ser.
Viveu exilado na Líbia e morreu, finalmente, há 6 anos na Arábia Saudita com 81 anos.
Tão ridículo e grotesco como Idi Amin (mas não tão grande) só o coveiro do Mugabe.

Elvis Presley - 1935/1977

Chipre

Após um golpe pró-helénico ocorrido cerca de um mês antes, a Turquia invade a ilha de Chipre e estabelece na parte norte a República Turca de Chipre do Norte, estado não reconhecido internacionalmente excepto pela própria Turquia.
A divisão da ilha e a declaração de cessar fogo aconteceu há 35 anos, em 1974.

Madonna - 51 anos

The Gold Rush - 84 anos (1925)

Eça de Queirós

A melhor definição que conheço de Eça de Queirós é a de que foi o melhor escritor francês de Portugal. Concordo com ela.
Conheço quase toda a sua obra e, em minha opinião, comparado com Camilo é um escritor menor. Mas não um mau escritor, para que não fiquem dúvidas.
Apesar de Os Maias, prefiro A Relíquia, Contos ou O Mandarim.
Nascido na Póvoa de Varzim, morreu em Paris há 109 anos, em 1900.

T. E. Lawrence

No mesmo ano em que desaparecia o criador da Coca-Cola, nascia outro homem não menos brilhante: T. E. Lawrence.
Ficou na História como
Lawrence da Arábia e ao longo da vida foi arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor.
Desempenhou um importante papel no Médio-oriente durante a Primeira Grande Guerra e ainda junto dos árabes durante a Revolta Árabe de 1916-1918, chegando mesmo a comandar um exército árabe de 10 mil homens.

John Pemberton

Este farmacêutico americano nunca pensou que a mistura que criou, com a intenção de ser um medicamento para venda nas farmácias, se transformasse num império financeiro gigantesco.
Até porque o produto em causa, a Coca-Cola, nem sequer é uma especialidade por aí além. Em minha opinião, qualquer cerveja, sumo natural, vinho (tinto ou branco, bons) ou mesmo água são infinitamente melhores que este ex-remédio despromovido a refrigerante.
Salva-se a sua publicidade, que é excelente.
John Pemberton morreu há 121 anos, em 1888.

António Nobre

É curioso como alguém consegue figurar na galeria dos nossos grandes escritores publicando apenas um livro de poesia, cujas principais características são a lamentação e nostalgia. É o caso de António Nobre, pois a maioria da sua obra teve publicação póstuma.
Escritor da corrente ultra-romântica, morreu com apenas 33 anos. Nasceu há 142 no Porto, em 1867.

Eddie Boyd

O som quente do Blues.

sábado, 15 de agosto de 2009

PECADOS CAPITAIS (28)


5. A GULA

5.4. FOME

"Basta entrar no refeitório de uma escola depois do almoço para ver o nosso desperdício. Há uma diferença chocante entre o nosso esbanjamento e os países pobres, onde pessoas morrem à míngua, desnutridas e desidratadas.
A imoralidade é indiscutível. Nenhum animal come mais do que o necessário ou brinca com a comida, quanto mais o ser humano, consciente da situação do mundo. Em vez de perderem tempo com ideologias perversas, os pedagogos deveriam aproveitar as refeições para formarem ao mais alto nível, pois a mesa sempre foi uma das melhores salas de aulas.
Será este um assunto político? É conhecido o excesso alimentar armazenado no Ocidente, enquanto africanos, por exemplo, secam famintos e sedentos. Será legítimo obrigar os países desenvolvidos a ajudarem os países do terceiro mundo?
Não parece ser uma questão de leis. Contudo, a comunidade internacional deve opor-se aos regimes políticos que, bastas vezes, estão na base da pobreza das nações; por outro lado, o mercado deve abrir-se às economias mais frágeis, sem proteccionismos escandalosos dos mais fortes.
Assuntos como este levam a que se veja claramente que a moral é superior à política, no que respeita à condição humana. Desde sempre houve pobres no mundo e desde sempre houve quem se condoesse da sua sorte. Mesmo que a razão nos diga que o resto dos nossos pratos não salva as crianças que estão agora a morrer de fome, o coração obriga-nos a repensar a dose.
Os argumentos racionais nada valem quando falta este sentimento, que deve ser incutido o quanto antes em toda a pessoa humana. O ideal é pôr cada um a ter vergonha de atolar carrinhos de hipermercado e dar festas com mais de uma sobremesa, mesmo que a fome termine.
" - Mário Cabral in Diário Insular