quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Antoine Lavoisier

O fundador da química moderna, apesar de ser formado em direito, autor da conhecida Lei de Lavoisier, enunciada de forma simplificada: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", nasceu em Paris em 1743.
A ele se deve a identificação e o nome do oxigénio. Descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, o H2O (lamento mas não consigo colocar o 2 em índice do H), acabando de vez com a teoria de Aristóteles, segundo a qual a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.
Estudou matemática, astronomia, química, física, botânica e geologia. No seu Tratado Elementar de Química (1789) deu a conhecer ao mundo os fundamentos da nova nomenclatura, criada com o químico Berthollet, baseada no conceito de elemento químico.
É preso em 1793, no chamado Período do Terror da Revolução Francesa, no qual são fechadas as academias de ciências, consideradas reacionárias.
Foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".
Mais um conhecido para a vida, calculo que para a maioria de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário