terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eppur si Muove

Homens como Galileo Galilei impressionam-me pela sensação com que fico de terem sabido sempre mais a dormir, que a maioria de nós acordados, apesar de ter vivido há cerca de 400 anos.
Quando desespero à procura de qualquer coisa no céu com o meu
telescópio, que sei que está lá, aumenta a minha admiração por ele e reduzo-me à minha insignificância cósmica.
É que com o chasso construído por ele que vêem na figura, comparado com os nossos telescópios actuais, mesmo os mais simples, Galileo Galilei apenas descobriu as manchas solares, as crateras e o relevo lunares, as fases de Vénus, os anéis de Saturno, os principais satélites de Júpiter e a natureza da Via Láctea como concentração de incontáveis estrelas.
Condenado pela igreja em 1616, pena da qual só seria reabilitado em 1992 (!) por João Paulo II, ficou inevitavelmente na História. Alguém sabe quem foi o papa
Urbano VIII?

Sem comentários:

Enviar um comentário