quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Concentração da SATA em S. Miguel

Assisti há dias na ALR à discussão da Petição contra a concentração de toda a frota da SATA em S. Miguel. A única surpresa, em minha opinião, foi ter sido escolhido o deputado eleito pela Terceira, Berto Messias, para fazer a defesa da posição do GR. Estava para escrever algo sobre o assunto, mas desisti. Esta tudo neste artigo.

"As incoerências do PS - Terceira

No passado dia 23 de Setembro de 2010 discutiu-se no parlamento Regional a petição "Não à concentração da frota da SATA em São Miguel".
Perante a desmistificação dos argumentos apresentados pela SATA em sede de audição na comissão de economia, fico preocupado com os deputados do partido do governo.
A incapacidade para corroborar os argumentos da SATA com novos elementos demonstra o quão paradas as mentes estão, agarrando-se ao que começa ser injustificável perante a argumentação dos peticionários. Fico triste quando para a defesa dos argumentos da SATA (leia-se Governo Regional) o PS atira para discussão um deputado da Terceira, Berto Messias. Bom defensor, embora com argumentação parca em dados concretos, Berto Messias não conseguiu contrapor, nem tão pouco negou, a argumentação da oposição.
Por duas vezes, a 27 de Fevereiro e a 29 de Junho de 2009, a Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, a primeira por unanimidade e segunda por maioria, respectivamente, um voto de recomendação ao Governo Regional e à Administração da SATA para que mantivesse pelo menos um avião no aeroporto da Lajes e um voto de protesto ao Governo Regional e Administração da SATA pela atitude discriminatória deixando a Ilha Terceira sem um avião estacionado permanentemente. Relembro que o PS tem maioria na Assembleia Municipal e que no voto de protesto apenas dois elementos do PS se abstiveram.
Como podemos ver até o PS - Terceira considera esta concentração da frota da SATA em São Miguel uma má decisão. No entanto no parlamento Regional Berto Messias, que tem assento na Assembleia Municipal, defende que a concentração é benéfica. Esta dualidade de posição denota que afinal entre os elementos do PS - Terceira reina alguma hesitação, falta de consenso e crença quanto à medida tomada pela SATA. Então em que é que ficamos? Dentro de casa alinham pela condenação, fora de casa (talvez por medo??) alinham pela certeza da medida da SATA. Berto Messias e os restantes deputados do PS eleitos pela Terceira não podem ter duas posições perante o mesmo assunto, principalmente quando as premissas não se alteraram. Esta dualidade de posição não cai bem junto dos eleitores e há que ter muita atenção a este PS - Terceira moderno, pois não estão a mostrar que neles possamos confiar. Quem sabe os votos lhes comecem a faltar.
Seria muito bom que o PS - Terceira definisse qual a sua posição oficial em relação a este tema, ao invés de termos opiniões avulso de diferentes elementos dos PS - Terceira. Seria uma oportunidade do PS - Terceira mostrar a sua verticalidade e assumir o seu empenho na manutenção ou na destruição do pouco que ainda existe e trás realmente benefício para a Terceira. Ficaria a população da Terceira a saber quem realmente está interessado em defender os interesses da Ilha.
Quanto a Berto Messias, este não percebeu que quando já não for útil para o PS que ele defenda o partido do governo nestas atrocidades contra o arquipélago e acima de tudo contra a autonomia, será descartado sem apelo nem agravo, por aqueles que ele agora pensa que o estão a promover.
E que confortável (conveniente?) é para o PS lançar para a discussão um deputado da Terceira. Triste é que este se deixe usar.
Berto Messias tem que estudar e preparar melhor o tema. Berto Messias não soube, não sabe ou não entendeu o que se discutia naquela sessão legislativa de 23 de Setembro. O seu discurso já não pega. Já todos perceberam que essa argumentação não colhe. Está gasta, velha e acima de tudo não explicada factualmente.
Enche a boca com expressões como "intelectualmente desonesto", que soam muito bem no discurso político e normalmente utilizadas quando não se tem resposta para contra argumentar. Ou então, (e não quero acreditar que seja assim), ele sabe bem o que faz para defender os seus interesses pessoais.
Que os deputados eleitos por São Miguel puxem pela sua ilha, eu entendo. Agora, que ainda por cima tenham a ajuda dos deputados de outras ilhas, isso lamento, mas não entendo.
Mais do que favorecer São Miguel, estão prejudicar os Açores!
É de pedir a Berto Messias que quando chega um daqueles nevoeiros de fazer parar a navegação aérea, que parte de Ponta Delgada, que se desloque ao aeroporto das Lajes e faça uso da sua formação académica em relações internacionais e conforte os passageiros afectados pela ausência de um avião da SATA.
Adeus e pronto!" - Pedro Rego no Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário