sábado, 21 de março de 2009

SUBVERSÕES DEMOCRÁTICAS

"Apesar das contingências de quem governa e da necessidade de manter e de gerir equilíbrios que salvaguardem os interesses colectivos, não podemos deixar de afirmar as convicções em que acreditamos e devemos condenar aqueles que afrontam os mais básicos princípios da dignidade humana e das liberdades e garantias de cada cidadão.(...)
Note-se que os países referidos são dos mais corruptos do mundo, não são considerados países livres, têm enormes desigualdades sociais, têm milhões de pessoas que vivem em pobreza extrema e têm dirigentes com uma noção muito “própria” sobre democracia.A importância das relações bilaterais, económicas e financeiras, entre Estados fazem esquecer as profundas fragilidades democráticas e injustiças sociais destes países?
Parece-nos que não…." - Berto Messias in Diário Insular
Confesso que, na generalidade, acho os artigos do Berto Messias textos com pouco interesse, revelando muitas vezes, em minha opinião, um grande desconhecimento do mundo real e algum deslumbramento pelo poder.
Daí destacar o que aparece hoje no Diário Insular, por me ter surpreendido pela positiva. Ao distanciar-se de algumas das más companhias do PS revela ter princípios que preza e até alguma coragem. E isso é merecedor de nota.
Mas como PS nacional é uma coisa e regional é outra, fico com duas dúvidas para as quais não encontro resposta no texto: será que teria a mesma coragem se o alvo fosse Carlos César e por quem mais fala ao escrever "Parece-nos que não…."?
É que se fala por mais alguém e não apenas por ele próprio, existe alguém que por algum motivo não quis ou não pôde dar a cara para exprimir a mesma opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário