Atendendo à sugestão de um leitor, deixo aqui um “repost” sintético do “post” anterior sobre a guerra do ensino.
Vejamos então os aspectos que considero serem determinantes para dar início a uma verdadeira reforma do nosso sistema de ensino.
Primeiro: acabar com o actual sistema nacional de colocação de professores.
Segundo: dotar o sistema de mecanismos que lhe permitam libertar-se de quem não tem perfil para ser Professor.
Terceiro: acabar com o actual sistema de gestão escolar baseado num conselho executivo, mais ou menos colegial e composto exclusivamente por Professores.
Quarto: acabar de imediato com os cursos universitários via ensino.
Quinto: passar a promover a excelência e não a mediocridade como me parece acontecer actualmente.
Sexto: estabilidade de programas e objectivos.
Vejamos então os aspectos que considero serem determinantes para dar início a uma verdadeira reforma do nosso sistema de ensino.
Primeiro: acabar com o actual sistema nacional de colocação de professores.
Segundo: dotar o sistema de mecanismos que lhe permitam libertar-se de quem não tem perfil para ser Professor.
Terceiro: acabar com o actual sistema de gestão escolar baseado num conselho executivo, mais ou menos colegial e composto exclusivamente por Professores.
Quarto: acabar de imediato com os cursos universitários via ensino.
Quinto: passar a promover a excelência e não a mediocridade como me parece acontecer actualmente.
Sexto: estabilidade de programas e objectivos.
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