sábado, 29 de novembro de 2008

Que estratégia para a Terceira nos próximos 4 anos?

“O aumento da população que se verificou entre 1991 e 2001 não se distribuiu equitativamente em todas as ilhas dos Açores.(…) Esta tendência de concentração de população à custa de migrações internas está a contribuir para a desertificação da generalidade das ilhas dos Açores e configura um dos mais preocupantes problemas da coesão regional.” Aníbal Pires in A União

Eu diria mais: configura uma preocupante tendência para transpor, a nível regional, muito do que sempre se criticou ao centralismo de Lisboa.

Aníbal Pires no artigo publicado n’A União do qual transcrevi o excerto acima, levanta, em minha opinião, o que considero ser o maior problema da Região actualmente: a concentração da maioria da população numa única ilha (S. Miguel com 54,5%) e consequente desertificação das restantes, em especial das mais pequenas, pois da restante população que não se concentra em S. Miguel, cerca de 50,6% está na Terceira (com cerca de 23,1% do total). Ou seja, temos mais de 77,5% da população em 2 ilhas.

O fenómeno de diminuição da população residente verifica-se desde 1960. No período entre 1960 e 2001 a Região perdeu 85.693 habitantes, cerca de 26%.

No mesmo período S. Miguel perdeu 37.078 habitantes (cerca de 22%), a Terceira 15.777 habitantes (cerca de 22%) e o Faial 5.210 habitantes (cerca de 26%). Mas os piores valores percentuais verificam-se nas ilhas mais pequenas, com destaque para S. Maria que perdeu 7.655 habitantes (cerca de 58%).

Além dos problemas sociológicos ligados à desertificação e ao envelhecimento da população, há os problemas económicos associados, pois havendo menos gente, produz-se menos, consome-se menos, pagam-se menos impostos.

O impacto da diminuição da população não é igual em todas as ilhas e neste momento só uma ilha tem, em minha opinião, “massa crítica” para sustentar um mercado interno viável: S. Miguel.

Tem beneficiado sempre do seu tamanho, do facto de sediar a maioria dos serviços e empresas públicas, das políticas de transportes (aéreos e marítimos) e beneficiou em larga medida do investimento público entre 1991 e 2001, período em que registou ainda um aumento de população (cerca de 4,5%). Apenas o Corvo cresceu mais (cerca de 8,1%), mas em termos absolutos este valor percentual não tem qualquer impacto nesta ilha.

A ideia actualmente tão na moda na macro-economia de que é preciso exportar em detrimento do consumo interno, faz sentido no nosso território continental, pois não sofre da descontinuidade territorial da Região e apesar de tudo está mais perto dos mercados consumidores europeus para onde exporta.

Em ilhas, o mercado interno é determinante: cada ilha tem necessidade de ter uma “massa crítica” mínima para sobreviver, caso contrário a alternativa será tornarmo-nos todos assalariados do Estado o que não é nem desejável, nem viável.

Traduzindo, cada ilha tem de ter população suficiente para que possa não só produzir, mas para que possa também internamente consumir.

E aqui, mais uma vez, o artigo de Aníbal Pires é pertinente, pois a inversão deste cenário não é possível apenas a partir da população residente mas sim com recurso à imigração.

Centremo-nos agora na Terceira, e com a tomada de posse quer do novo Governo, quer dos deputados na ALR, penso ter chegado uma boa altura para questionarmos os políticos locais (da Terceira) sobre estes problemas.

A tal “massa crítica” para o mercado interno começa a dar sinais de falhar. A tão difundida frase “Angra, capital açoreana da Cultura” deixou há muito de fazer qualquer sentido.

Angra e a Terceira têm de olhar para Ponta Delgada e para S. Miguel e decidir, pondo de parte alguns tipos de rivalidades irracionais sem sentido (não todas, apenas estas), se quer acompanhar o desenvolvimento que estas últimas verificaram nos últimos 20 anos ou se pretendem definhar e continuar a acreditar que a Base é a solução para o seu desenvolvimento.

Queixamo-nos muitas vezes que as sedes de tudo e mais alguma coisa vão para lá. E se alguns dos serviços e empresas se quiserem sediar cá, teremos gente em número e qualidade para isso?

Precisamos de mais gente e de mais empresas. De mais gente qualificada, de empresas que incorporem o que agora se designa por I&D. Precisamos também de dar algum sentido ao facto de termos um pólo universitário (que cresce e remodela-se a uma velocidade inferior à dum caracol) e à formação contínua de quadros no activo.

É preciso acordar a sociedade civil. É preciso também não deixar a classe política amolecer no conforto de estar à mesa do poder e dos nossos centralismos.

3 comentários:

  1. Acho que o problema é bem mais grave, não é só um problema de ilhas, chega a ser um problema interno das ilhas.

    veja-se S. Miguel e Terceira onde há concelhos e freguesias a perderem população a um ritmo demasiado rápido para se assegurar a sustentabilidade das ilhas.

    Haja Saúde

    ResponderEliminar
  2. Questões pertinentes.
    Mais do que fixar, há que tornar económicamente viável viver em ilhas pequenas.

    Há quem diga que vamos ser poucos, mas ricos....

    ResponderEliminar