quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Definidos objectivos operacionais da avaliação da Administração Regional


"O vice-presidente considerou, ainda, que o SIADAPRA vai contribuir, a curto prazo, para a “melhoria do desempenho e qualidade dos serviços da Administração Pública Regional, alinhando de forma coerente e harmoniosa a acção dos dirigentes e trabalhadores da administração na prossecução de objectivos e na execução das políticas públicas, promovendo em simultâneo a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências”." in A União

Porque acho importante sabermos onde e com quem gastam o nosso dinheiro, espero que no fim venhamos a saber que ficaram os melhores e os inaptos foram dispensados.

3 comentários:

  1. Ai sim,,,,e não será pior aqueles que picam,,que esventram,,que chupam até ao tutano a Adm Pública, com os seus estudos de ocasião (ring a bell?), solicitados ou oferecidos à mesa e convenientemente pagos?

    Tenha por favor conhecimento daquilo que fala antes de opinar e largar paletes de disparates... Dedique-se á segurança e já vai com sorte...

    ResponderEliminar
  2. http://cidadaoangrense.blogspot.com
    Infelizmente o Governo Regional não vai aproveitar alguns princípios da reforma da administração pública central, para também fazer nos Açores uma reforma, ou pelo menos tentar. Na óptica do Vice-Presidente do Governo Regional não existem funcionários públicos a mais, por isso não vai existir a mobilidade especial. Em vez disso foram criados os quadros de ilha e prometeu-se (antes das eleições) que nenhum funcionário público será despedido.
    O futuro vai mostrar que esta foi uma oportunidade perdida para fazer com que a sociedade açoriana deixasse de estar tão dependente do Governo Regional. No fundo continua-se a privilegiar uma opção que foi tomada há muitos anos pelo Sr. Mota Amaral e que consiste no seguinte: sendo muito limitada a capacidade da Região para criar emprego, é preferível empregar como funcionários públicos os novos trabalhadores que vão chegando ao mercado de trabalho em vez de estes contribuírem para destabilizar o mercado de trabalho (aumentando a taxa de desemprego) e aumentar os recursos canalizados para os apoios sociais aos desempregados (subsídio de desemprego). O mesmo acontece com a agricultura. É preferível fechar os olhos à utilização irregular do gasóleo agrícola pelos agricultores (abastecem todo o tipo de viaturas) e ir dando outras regalias a nível fiscal, em vez de actuar e punir os prevaricadores, sob pena disso provocar um mal-estar generalizado difícil de suportar politicamente.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,
    Só agora consegui algum tempo para lhe responder e começo por agradecer-lhe a visita.
    Atendendo ao tom pessoal do seu comentário (é evidente que me conhece, pois não me escondo em anonimatos, e com recurso a algum raciocínio também facilmente deduziria onde tem o seu emprego) estive indeciso em fazer uma de duas coisas: não responder simplesmente, ou responder à letra no mesmo tom.
    Como quero que este meu espaço continue a ser um blog onde se discute (no sentido britânico do termo) e onde tenho tido ocasião de compreender pontos de vista que à partida são, aparentemente, diversos dos meus, decidi não fazer nem uma nem outra. Ficarei apenas pela análise (curta) do que diz no seu comentário.
    Pela sua reacção das duas uma: ou não quer ser avaliado, o que é próprio da natureza humana, pois implica um pouco de esforço suplementar, ou identifica-se com os inaptos que têm sido os responsáveis pelo má imagem que a sociedade tem hoje dos Funcionários Públicos.
    Se for o primeiro caso, nada há a fazer porque, quer queira quer não, pelos vistos vai mesmo ser avaliado, apesar de ter a certeza que ninguém irá ser dispensado em resultado dessa avaliação.
    Se for o segundo caso, não lhe invejo a posição e dou-lhe o mesmo conselho. Dedique-se a aquecer a cadeira enquanto pode e já vai com sorte, pois nada é vitalício e tudo pode mudar de um momento para o outro.
    Apesar de tudo continua a ser bem-vindo por aqui e se algum dia estiver disponível para uma outra qualquer discussão de pontos de vista é só dizer.
    Tenha um bom fim de semana.

    ResponderEliminar