segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Bruxelas propõe alteração do sistema do IVA


"Em concreto, a Comissão Europeia propõe o lançamento de uma discussão alargada sobre “a necessidade de modificar o sistema do Imposto sobre valor Acrescentado (IVA)”, admitindo, pela primeira vez, a hipótese de estender às transacções domésticas, ou seja dentro de cada Estado-membro, o mecanismo de “reverse charge”. Este aplica-se actualmente às transacções intra-comunitárias, com o imposto a ser declarado pela empresa que recebe o produto ou serviço. Estima-se que a fraude no IVA represente perdas da ordem dos 2,5% da receita efectiva de IVA da União Europeia, ou seja, cerca de 250 mil milhões de euros por ano." in Jornal de Negócios Online

A actual crise também vai trazer coisas boas, porque é do caos que nasce a ordem. Já que o Governo nem quer ouvir falar do IVA com Recibo, passarem a ser os clientes a ter que o declarar e entregar ao Estado seria uma medida com que todos ganharíamos, a começar pelo Estado.

Mas é esperar para ver, porque o Estado às vezes lembra-me aqueles putos que na escola vingam-se nos mais fracos dos maus tratos que recebem dos rufias mais fortes que eles.

(boneco de Henrique Monteiro e tirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário