sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Reembolsos do IRS

"A decisão de antecipar alguns reembolsos só peca pelo oportunismo da linguagem usada, o governo não está ajudar ninguém ao reembolsar o que consegue processar em tempo útil pois esse dinheiro pertence aos contribuintes e foi cobrado abusivamente para ser usado pelo Estado sem qualquer contrapartida. Uma boa parte dos reembolsos resultam de tabelas de retenção na fonte abusivamente exageradas com o objectivo de antecipar receitas, na prática estamos perante um empréstimo forçado que o Estado exigiu dos contribuintes sem estes terem tido a possibilidade de o recusar.
Se o Estado pode agora reembolsar no prazo de um mês isso significa que há muito que o podia fazer e não fez. É puro cinismo de quem se habituou a usar o poder, os senhores que passam pelo ministério das Finanças há muito que deixaram de ter respeito pelos contribuintes.
Mas se a linguagem usada é cínica e oportunista a decisão de limitar a medida aos contribuintes que apenas auferem de rendimentos do trabalho dependente e pensões é discriminatória e revela uma mentalidade enviesada por parte do ministro das Finanças. Para além de todos os cidadãos terem direito a que o Estado os reembolse o mais rapidamente possível do que foi cobrado abusivamente, o ministro não tem o direito de dividir os cidadãos entre os que precisam e os que não carecem da sua "ajuda" oportunista e, ainda por cima, revela um total desconhecimento da realidade ao partir do princípio de que todos os outros contribuintes são ricos
.
Cada vez me convenço mais de que este ministro tem um grave défice de formação democrática e comporta-se como um contabilista de mercearia." - in
O Jumento

Descobri hoje que do dia para a noite fiquei rico. Pelo menos para o Ministro das Finanças. Assim, em lugar de reaver o meu dinheiro, sem juros, adiantado ao Estado durante 2008 na mesma altura que os restantes contribuintes, irei esperar até lá para Outubro. E a minha retenção para IRS não baixou. São sempre no mínimo 16% sobre qualquer euro que ganhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário