segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lançamento do livro “Pupilos do Exército – Uma interpretação sociológica” (2008-12-12)

Lançamento do livro "Pupilos do Exército – Uma interpretação sociológica", da autoria de David Pascoal Rosado, na sede da Câmara Municipal de Lisboa (Campo Grande, 25 – Lisboa), às 17:00.

O livro “Pupilos do Exército: Uma Interpretação Sociológica” tem por base a dissertação de doutoramento em Sociologia do nosso associado David Pascoal Rosado, que foi aprovada com a mais alta classificação na Universidade de Évora, em 17 de Abril de 2008.

Após uma investigação morosa e profunda, este livro apresenta o trajecto social e histórico dos Pupilos do Exército, desde a sua fundação até à actualidade, sendo para todos os Pilões - sócios e não sócios da APE - um motivo de satisfação pela homenagem académica e literária que agora é oferecida ao Instituto.

O trabalho académico apresentado na Universidade de Évora estava constituído por três Volumes, num total de 1608 páginas, incluindo 254 fotografias, 63 figuras, 19 gráficos principais e 218 gráficos complementares, assim como 6 quadros principais e 11 quadros complementares.

As linhas que agora se apresentam neste livro são necessariamente uma síntese daquilo que foi exposto em sede universitária. O texto revela ainda uma indispensável adaptação literária do trabalho original, em benefício do leitor não académico e em ordem a privilegiar a história social do Instituto e da Associação dos Pupilos do Exército.

Este livro conta ainda com a interessante particularidade de apresentar muita bibliografia inédita que fundamenta o texto principal, oferecendo ainda uma apelativa parte iconográfica com um total de 234 fotografias. in APE

Sem comentários:

Enviar um comentário